ABA

Applied Behavior Analysis

 
Applied Behavior Analysis

Análise Aplicada ao Comportamento

A Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis- ABA) consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo possa adquirir a melhor qualidade de vida possível.

 

foto de análise aplicada ao comportamento
As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre habilidade sem erro em diversos ambientes e situações.
A principal característica do tratamento é o uso de motivadores positivos ou reforçadores, como elogios e gratificações, que atuam a partir do comportamento esperado pelo terapeuta e executado pelo paciente.
A Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis- ABA) baseia-se em cinco etapas: 1) avaliação inicial; 2) definição de objetivos a serem alcançados; 3) elaboração de programas e procedimentos específicos; 4) ensino intensivo; 5) avaliação do progresso.
Dentre as habilidades ensinadas, incluem-se comportamentos sociais (contato visual e comunicação funcional); comportamentos escolares; além de atividades da vida diária, como higiene pessoal. A redução de comportamentos agressivos, evasivos, estereotipados e autolesivos também fazem parte do que se espera com o tratamento.
 
   
 

« voltar